quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Mulher nas diferentes culturas!!


Dificuldade e vaidade todas nós temos em nossa própria medida e do nosso jeito – e é isso que nos faz – mulheres – tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo, qualquer que seja a cultura e lugar do mundo! Não é mesmo?
Veremos agora, algumas informações marcantes e curiosidades da vida das mulheres de diversas nacionalidades, cada uma com suas peculiaridades, formas, jeitos, algumas nem tão privilegiadas, pois o sofrimento é uma constante, porém a vida de cada uma dessas mulheres retrata sua própria identidade, antes de qualquer nacionalidade, como mulher.
Mas uma coisa é certa: a vaidade está lá. E quando há vaidade, a gente logo se identifica. Afinal, não tem nada mais feminino (e universal) do que se arrumar para ficar mais bonita!

Bolívia

Mulher Peruana Um pouco sobre as mulheres do mundo...
Bolívia – a beleza disfarçada na dureza do trabalho.
De acordo com os dados demográficos do país, a expectativa de vida média da mulher é de 60 anos, contra 55 do homem – sendo que a aposentadoria do país só é permitida após os 6o anos. Ou seja, a boliviana média trabalha até morrer, enquanto o marido dela já morreu há uns 5 anos. 
http://www.dondeandoporai.com.br/wp-content/uploads/2012/03/Mulheres-bolivianas.jpg 
Curiosidade: Mas com toda a dureza da vida ainda dá para andar na moda. É comum observar hoje as senhoras bolivianas usarem um chapéu-coco na cabeça. Esse costume vem do hábito comum da população humilde em copiar a moda ditada pelas mulheres da alta-sociedade boliviana de antigamente, que por sua vez seguiam as tendências vindas da Europa. Naquela época, o chapéu-coco era última tendência lá fora; as madames bolivianas adotaram o costume e a classe humilde, também. O tempo passou, a moda mudou, e o chapéu continuou no gosto e na cabeça das senhorinhas. Porém, com um detalhe: as mulheres casadas usam o chapéu-coco reto na cabeça, enquanto as solteiras usam um pouco virado para o lado (vejam só a foto acima!).


Egito
Para a religião muçulmana, o véu é entendido como algo que dignifica e protege a mulher. Em alguns países árabes, como o Egito, a menina não precisa cobrir a cabeça até a ocasião da primeira menstruação, a partir de quando ela passa a ser considerada mulher  - embora é muito comum vermos meninas bem pequenas, saindo do colégio, com a cabeça coberta. Depois disso, cobrir a cabeça ou não passa a ser uma opção dela, e não uma obrigatoriedade, ao contrário do que muitos pensam. E, mesmo assim, poucas mulheres abrem mão do véu!!
Elegância moderna e egípcia Um pouco sobre as mulheres do mundo... 
Nas cidades grandes do Egito, como Cairo e Alexandria, a idade média para o casamento de uma mulher é em torno dos 26 a 28 anos. Já no interior, é em torno dos 16 a 18, no máximo.  E em ambos os casos o casamento é arranjado pelas famílias, embora na cidade grande a moça ainda tenha relativa liberdade para escolher o noivo (embora eles não “namorem”, como acontece no ocidente).

Japão                                                                                                                                        

A mulher japonesa ainda encontra muitos impedimentos para conseguir decolar sua carreira no Japão, já que lá os preços das creches são elevados e se a mulher tem filho e começa a não querer mais fazer hora extra acaba sendo jogada de lado na empresa.
A situação chega a ser até vergonhosa para um país desenvolvido, já que o número de mulheres empregadas em cargos de gerencia é apenas 10,1%, a maioria das mulheres que estão no mercado de trabalho no Japão é em empregos braçais.

Curiosidade:Os dados de anorexia no Japao sao extremamente alarmantes. Uma pesquisa feita pela Universidade de Keio, em Tóquio, revelou que as mulheres na faixa de 20 anos são obcecadas por perder peso. Ha 25 anos elas tinham duas vezes mais chances de ser magras nesta faixa etária, agora elas tem quatro vezes mais chances. Os pesquisadores afirmam que o motivo é a pressão social pela magreza. Uma pesquisa feita pelo governo japonês revelou que desde 1984 as mulheres com idades entre 20 e 59 anos ficaram mais magras.
A cultura da magreza entre os jovens japoneses revela que quanto mais fino melhor. Dai, elas simplesmente nao comem para manter o baixo peso. O Indice de Massa Corporal, IMC, da mulher japonesa é, em media, 17. De acordo com a Organizacao Mundial de Saude, OMS, um indice menor que 18,5 ja é considerado baixo peso.

África do Sul

Capital mundial do estupro: na África do Sul, uma mulher é violentada a cada 27 segundos.
No país da última Copa do Mundo, uma menina tem mais chances de ser estuprada do que aprender a ler e a Aids é epidemia nacional.
A cada 27 segundos uma mulher é abusada sexualmente na África do Sul. Uma em cada três sul-africanas será violentada pelo menos uma vez na vida. Um em cada três sul-africanos irá estuprar uma mulher. Estes dados são da Rape Crisis, uma organização sem fins lucrativos (ONG) que combate a violência contra a mulher, localizada na Cidade do Cabo.  A associação ainda aponta que, na maioria do casos, a violência sexual é realizada por um homem que participa do cotidiano da vítima.
Curiosidade: A lei que combate a violência doméstica e estupro existe na África do Sul desde 1998, mas a dificuldade das vítimas consiste na junção de provas e dados necessários para incriminar o agressor. De acordo com o Departamento de Polícia sul-africano, a mulher precisa, no caso de estupro, realizar o exame de DNA entre quatro e seis horas após o incidente, manter as roupas e não tomar banho, preservar a cena do crime com o maior número de detalhes possíveis, passar por um exame médico pericial, fazer uma denúncia na polícia para fornecer o máximo de informações. Existe um banco de dados de DNA, mas a polícia só consegue provas quando há quantidade suficiente de material genético (sangue, esperma e saliva, por exemplo) para análise após o estupro.


Espero que tenham gostado dessa pesquisa, e que sirva de reflexão para que todas nós tenhamos forças para lutar seja qual for o ideal, e que acima de tudo possamos acreditar que ser mulher pode ser maravilhoso!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário