sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A mulher na EDUCAÇÃO


A MULHER NA ESCOLA:
Olhares, Leituras e Reflexões

  O Projeto A mulher na Escola: Olhares, Leituras e Reflexões é um trabalho interdisciplinar e intercolegial que conta com a participação de toda a comunidade escolar, no intuito de incentivar a discussão de gênero na grade curricular e no meio social no qual estamos inseridos.
Para tanto, o projeto busca homenagear e divulgar o trabalho e a trajetória de vida de mulheres da comunidade escolar e do entorno ao CIEP 165 Brigadeiro Sérgio de Carvalho e Colégio Estadual Professor Gonçalves da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, envolvendo alunas e alunos do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos (respectivamente), e seu corpo docente. Mulheres que se destacam como lideranças comunitárias, dentro de suas áreas de atuação. Além de resgatar a história dessas mulheres que, de alguma forma, participaram da vida política e social do país.
O projeto tem a pretensão de contribuir para o reconhecimento da figura feminina, sua ‘evolução’, mostrando às/aos jovens que a história de nosso país está recheada de heroínas, famosas ou anônimas, que não têm sua trajetória divulgada pela história “oficial”.
Por outro lado, este projeto não é só mais um entre tantos que já tem sido desenvolvido. Pretende-se abordar as questões pertinentes ao gênero de forma profunda e contínua, com a participação de toda/os. Pensa-se em discutir problemas vivenciados por homens e mulheres, vítimas de algum tipo de preconceito, de formas de discriminação, entre as quais prefigura a situação de mulheres que sobreviveram ao Holocausto, que vivem hoje na sociedade brasileira.
            Para alcançar tais metas optou-se por pesquisar a vida de algumas mulheres, cuja trajetória de vida exibe façanhas incríveis, talentos desenvolvidos ao longo de muitos anos que estão sendo negligenciados pela sociedade que se define como “culta e civilizada”, mas que, muitas das vezes, não promove as que vivem em áreas, socialmente, menos privilegiadas.
            Trata-se de um projeto fundamental e criativo, cujo êxito se pauta em um desenvolvimento multidisciplinar, por via democrática, envolvendo todos os setores da comunidade escolar.
            Caso o projeto se resumisse apenas a essa proposta, já seria um avanço no sentido de que contribuiria e muito para a elevação da auto-estima, principalmente, das nossas alunas. Todavia, a proposta é mais ousada: a idéia é fomentar a discussão sobre gênero, racismo, machismo, cultura, educação, entre outras, envolvendo a mulher não só como vítima, mas como protagonista em sua luta pelo reconhecimento sócio-cultural.
            O Projeto A Mulher na Escola se apresenta como uma grande iniciativa, uma incubadora para vários outros projetos futuros. Estão toda/os convidada/os a, direta ou indiretamente, participar de sua efetivação.
             A questão do gênero é um fenômeno muito abrangente. Seus desdobramentos já foram estudados por vários pesquisadores (como Scott, Carrara, Beauvoir, etc.) e as abordagens existentes são basicamente sociais. Neste trabalho, o foco em questão será a fronteira entre a tomada de consciência dos problemas de gênero e a visibilidade dos talentos heróicos de mulheres anônimas; abordagem, que se acredita ser inédita, de certo modo, dada ao assunto. 

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