quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cuidados na gravidez


EXAMES EXIGIDOS NA GRAVIDEZ

Amniocentese – Feito a partir da 15a semana para detectar alterações cromossômicas e doenças congênitas e infecciosas, através da análise das células do feto, que se encontram em suspensão no líquido amniótico. O resultado demora de 2 a 3 semanas.

Amostra do vilo corial – feito a partir da 18a semana para observar alterações cromossômicas e doenças congênitas.

Biópsia do vilo-corial – exame feito no vilo corial, tecido que dá origem à placenta, que possui o mesmo tipo de células do feto. Pode ser realizado a partir da 10ª semana de gestação. A coleta do vilo-corial é feita a partir da introdução de uma sonda pela vagina ou de uma agulha pelo abdômem. O resultado sai de 4 a 10 dias.

Cardocentese – feito a partir da 18a semana para detectar alterações cromossômicas e doenças congênitas, infecciosas e sanguíneas.

Ecografia – método que funciona pelo mesmo princípio do radar e acompanha o desenvolvimento do bebê. É recomendável quando há duvidas em relação ao exame clínico, de laboratório, quando há sangramento, para avaliar a idade da gestação através da medida do embrião, diagnóstico de gestação extra-uterina, e para descobrir se há algum tumor.

Glicemia de jejum – determina se a mulher é diabética ou tem tendência a se tornar diabética.

Hemograma completo - esclarece o tipo sanguíneo, avalia o grau de anemia, constata infecção e revela se a mãe tem Rh positivo ou negativo.

Mamas - detecta possível malformação do mamilo que dificulta o aleitamento materno.

Rubéola – doença contraída durante a gravidez, que causa deficiência auditiva profunda no bebê. A vacina contra a doença é obrigatória desde 1997.

Translucência nucal – feito entre a 11a e a 14a semana para detectar alterações cromossômicas, como a síndrome de Down, cardiopatias e síndromes genéticas.

Ultra-sonografia – Sinais luminosos que permitem o desenho do contorno do feto que pode ser observado num visor pela mãe. Verifica alguma deformidade física do feto, mede o tamanho do bebê, confirma a quantidade de feto e confirma a data do parto. A Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos uma ultra-sonografia antes da 14a semana para detectar com mais precisão o tempo de gravidez. O ultra-som morfológico detecta malformações e vitalidade do feto a partir da 18a semana. O ultra-som em 3a dimensão detecta o mesmo, a partir da 8a semana. No Brasil a técnica foi introduzida em 1973.

Urina e fezes – fornecem a constatação de infecções, problemas renais e outras doenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário