segunda-feira, 25 de junho de 2012

Conclusão - Patrícia Fernandes



Trabalhar com Projetos é inovar o processo de ensino-aprendizagem

A partir da experiência que tive neste projeto da disciplina 4º Seminário de Práticas Educativas e do contato que tenho com projetos educacionais na minha profissão – como Design Instrucional, vejo o quanto os trabalhos com estrutura de projetos proporcionam uma vivência enriquecedora e produtiva. Trabalhar em equipe amplia as possibilidades de aprender com o outro e alcançar um resultado superior ao que você conseguiria sozinho. Outra vantagem é a criação de um cenário onde todos os envolvidos participam e interagem, dando voz e significado às características mais significativas para um aprendizado mais eficaz.

A experiência que vivi, junto a esta equipe, no desenvolvimento do blog Coiisas de Mulher* me mostrou o quanto um projeto necessita de planejamento, definição dos objetivos e interação entre os integrantes de equipe. Em nosso projeto, uma das nossas participantes tem cegueira total e enfrentou muita dificuldade para ter acessibilidade aos recursos tecnológicos. A Vanessa tem um computador com leitor de tela, mas a configuração não reconhece alguns comandos de programação da nossa Plataforma. Então, para ela postar no blogue ou comentar no nosso fórum de avaliação, ela precisou da ajuda de outra pessoa para fazer junto a ela no computador. O andamento foi desafiante, mas o resultado foi enriquecedor.

Transferindo este formato para o universo escolar, o projeto ganha o formato de um planejamento interdisciplinar que propicia aos alunos em um processo de construção, participação, cooperação e o ensinamento de valores morais, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania. Neste blogue, nós pesquisamos assuntos de diversas várias áreas, como Psicologia, Medicina, Estética, Sexualidade, Economia, Política, História e Comunicação Social, Educação e Sociologia.

Um projeto deve estabelecer conexões entre vários tipos de pontos de vista e promover discussões significativas e plurais. Afinal, os caminhos do aprendizado não são únicos e há diversas maneiras de se reproduzir o conhecimento. Ao se deparar diante de um problema, alunos e professores se defrontam com várias interpretações acerca da mesma questão, possibilitando que eles qualifiquem sua capacidade de analisar, fazer escolhas e interferir na sua realidade. E foi isso que a gente tentou fazer aqui. A partir de um assunto que nos despertava profundo interesse, aprendemos mais coisas do que imaginávamos e compartilhamos com você.

Por Patrícia Fernades

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